sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AMO SER PSI!!!

O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa o comportamento, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, procurando ajudá-lo a identificar as causas de seus problemas e angústias e a rever seus comportamentos inadequados. Ao fazê-lo, o psicólogo leva em conta a influência que a hereditariedade e os grupos sociais exercem sobre a pessoa.
Esse profissional trabalha em consultórios, clínicas e também em escolas, onde dá orientação educacional aos alunos.
Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal, e promove programas de adaptação dos funcionários nos processos de reestruturação empresarial. Em hospitais, presta assistência a pacientes e familiares.
Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado.
Perfil do profissional:
Interesse pelos problemas humanos, equilíbrio emocional, flexibilidade, facilidade de lidar com pessoas, habilidade de comunicação.

PSICOLOGIARRRRRRRR

Formação e profissão:
Um alerta para quem quer atender por conta própria, quando botar a mão no diploma: sobram consultórios de psicologia nos grandes centros. Uma pesquisa recente do Conselho Regional de Psicologia abrangendo os Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul indicou que 54% dos profissionais formados atuam dessa forma.
A a´rea clinica, exige lcidez de pensamento, decodificação do relato do paciente, ler o inconsciente e entender o conteúdo para transformá-lo em consciente.O profissional tem que ter vivido seu traamento,sua terapia, ara adquirir o autoconhecimento e poder então conhecer o outro!!
Em seguida, vem a área escolar, de orientação psicopedagógica, com 18% de participação (professores, alunos e pais recebem orientação sobre dificuldades com a aprendizagem).
Na área organizacional, que abriga 13% dos psicólogos, o trabalho está relacionado à aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. É uma das áreas que mais tem contratado no país. As empresas de maior porte têm equipes próprias e as menores lançam mão dos serviços de consultores ou da contratação de terceiros.
Essas três áreas, clínica, escolar e organizacional, são tradicionalmente os campos de atuação do psicólogo e, consequentemente, as áreas para as quais os cursos universitários estão mais voltados. Hoje, porém, as perspectivas de trabalho vêm se expandindo.
A psicologia jurídica (varas de família, juizado de menores) cresceu nos últimos anos por causa dos processos de adoção, violência contra menores e devido também à disputa pela guarda dos filhos na separação de casais. Outro tipo de serviço em expansão é o voltado para os idosos, presos e menores, conhecido como psicologia social.
Até agências de publicidade vêm recrutando psicólogos, sua função é coordenar pesquisas com o público sobre a imagem do produto.